Processo Educativo através da Educação Ambiental?

 


  A Educação Ambiental é um processo educativo que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. A partir da década de 1960, houve uma crescente preocupação mundial com o meio ambiente e a necessidade de ações de preservação e conservação. Nesse contexto, surgiram os primeiros movimentos em prol da Educação Ambiental.

No Brasil, a Educação Ambiental começou a ser discutida no final da década de 1970, com a realização do I Encontro Interamericano de Educação Ambiental, em São Paulo, em 1977. Esse evento foi um marco na história da Educação Ambiental no país, pois possibilitou a discussão e o intercâmbio de ideias entre educadores e ambientalistas de vários países.

A partir desse encontro, surgiram os primeiros projetos de Educação Ambiental no Brasil, como o Projeto TAMAR, que tem como objetivo a preservação das tartarugas marinhas. Outro projeto importante é o Projeto Tietê, que tem como objetivo a recuperação do rio Tietê, em São Paulo.

No mundo, a Educação Ambiental também teve seus primeiros movimentos a partir da década de 1960. Em 1962, Rachel Carson publicou o livro "Primavera Silenciosa", que alertava para os efeitos nocivos dos pesticidas na natureza. Esse livro é considerado um marco na história da Educação Ambiental.

Nos anos seguintes, surgiram diversos movimentos em prol da preservação do meio ambiente, como a criação do Dia da Terra, em 1970, e a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, em Estocolmo.

No Brasil, a Educação Ambiental foi incluída na Constituição Federal de 1988 como um dos princípios do meio ambiente. A partir daí, foram criadas diversas políticas públicas de Educação Ambiental, como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), em 1999.

Hoje, a Educação Ambiental é considerada uma ferramenta fundamental na preservação do meio ambiente e na conscientização da sociedade sobre a importância da sustentabilidade. Como disse Jacques Delors, em seu relatório para a UNESCO: "A Educação Ambiental é uma dimensão essencial do direito à educação e constitui um dos meios mais eficazes de alcançar objetivos e metas ambientais."

Referências:

CARSON, Rachel. Silent Spring. Houghton Mifflin, 1962.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MENEZES, Luís Carlos. A Educação Ambiental no Brasil. São Paulo: Annablume, 2002.

SATO, Michèle. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

SILVA, Cesar Augusto da. Educação Ambiental: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2004.

 

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