Processo Educativo através da Educação Ambiental?
A Educação Ambiental é um processo
educativo que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação
do meio ambiente. A partir da década de 1960, houve uma crescente preocupação
mundial com o meio ambiente e a necessidade de ações de preservação e
conservação. Nesse contexto, surgiram os primeiros movimentos em prol da
Educação Ambiental.
No Brasil, a Educação Ambiental
começou a ser discutida no final da década de 1970, com a realização do I
Encontro Interamericano de Educação Ambiental, em São Paulo, em 1977. Esse
evento foi um marco na história da Educação Ambiental no país, pois
possibilitou a discussão e o intercâmbio de ideias entre educadores e
ambientalistas de vários países.
A partir desse encontro, surgiram
os primeiros projetos de Educação Ambiental no Brasil, como o Projeto TAMAR,
que tem como objetivo a preservação das tartarugas marinhas. Outro projeto
importante é o Projeto Tietê, que tem como objetivo a recuperação do rio Tietê,
em São Paulo.
No mundo, a Educação Ambiental
também teve seus primeiros movimentos a partir da década de 1960. Em 1962,
Rachel Carson publicou o livro "Primavera Silenciosa", que alertava
para os efeitos nocivos dos pesticidas na natureza. Esse livro é considerado um
marco na história da Educação Ambiental.
Nos anos seguintes, surgiram
diversos movimentos em prol da preservação do meio ambiente, como a criação do
Dia da Terra, em 1970, e a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o
Meio Ambiente Humano, em 1972, em Estocolmo.
No Brasil, a Educação Ambiental
foi incluída na Constituição Federal de 1988 como um dos princípios do meio
ambiente. A partir daí, foram criadas diversas políticas públicas de Educação
Ambiental, como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), em 1999.
Hoje, a Educação Ambiental é
considerada uma ferramenta fundamental na preservação do meio ambiente e na
conscientização da sociedade sobre a importância da sustentabilidade. Como
disse Jacques Delors, em seu relatório para a UNESCO: "A Educação
Ambiental é uma dimensão essencial do direito à educação e constitui um dos
meios mais eficazes de alcançar objetivos e metas ambientais."
Referências:
CARSON, Rachel. Silent Spring. Houghton
Mifflin, 1962.
DELORS, Jacques et al. Educação: um
tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre
Educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:
UNESCO, 2000.
LEFF, Enrique. Epistemologia
ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MENEZES, Luís Carlos. A Educação
Ambiental no Brasil. São Paulo: Annablume, 2002.
SATO, Michèle. Educação
Ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
SILVA, Cesar Augusto da. Educação
Ambiental: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2004.
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