Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar



Foto: Patrick Pina
Para acessar o documento, segue o link:  Diagnóstico Projeto Manguezal ou no site do ICC (Instituto Conservação Costeira):  https://www.icc.eco.br/tag/praia-da-enseada/ 
https://www.icc.eco.br/wp-content/uploads/2021/08/APA-ENSEADA-PROTOCOLO-INTEGRAL-PROC.-8917.2021_compressed.pdf 

O Diagnóstico Socioambiental dos Remanescentes de Manguezal e Restinga na Baía da Enseada, em São Sebastião/SP e Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal é um documento produzido por profissionais colaboradores do Projeto Manguezal, vinculado ao Instituto Terra & Mar, em parceria com o Instituto de Conservação Costeira. Apresenta a caracterização ambiental e usos dos manguezais e restingas presente nos bairros Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte do Município de São Sebastião.

Este relatório tem o objetivo de documentar através da consolidação de laudos técnicos produzidos após diversas vistorias e levantamentos em campo, associando aos anos de atividades com a comunidade local, especialmente grupos escolares, que embora historicamente degradados, os ecossistemas costeiros presente nesta área ainda apresentam funções biológicas relevantes e encontram-se ecologicamente ativos e viáveis.

Simplificadamente: O manguezal está vivo! A salinidade é boa; a vegetação típica desses ecossistemas cresce, frutifica e se dispersa; abriga grande número de espécies de animais; e ainda favorecem a pesca na região. Não se trata apenas de uma área relictual, descaracterizada e sem função biológica. Pelo contrário, os serviços ecossistêmicos que prestam e o valor cultural são as maiores motivações da consolidação destes estudos e ações ambientais e da proposição de criação de uma unidade de conservação municipal.

Além da rica biodiversidade esta é uma área de alta relevância para as comunidades tracionais caiçaras que vivem da pesca artesanal, para moradores e para diversos alunos que têm nele um laboratório a céu aberto, onde são oferecidas vivências sobre ecossistemas costeiros, tão ameaçados como o manguezal e restinga.

Para apoiar essa causa assine nossa petição que solicita ao órgão ambiental competente que se crie essa unidade de conservação municipal que este documento comprova ser importante ser criada.

Link: https://peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR100180&pg=6

Apoie nosso projeto no Catarse: https://www.catarse.me/projetomanguezal?ref=project_link

Nossas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/projetomanguezal/?ref=pages_you_manage

Instagram: @projetomanguezal

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBUoM-UbVeZsQ7-VgcM15Vg

Contamos com a ajuda de todos para divulgar e que esse documento seja utilizado para difundir a importância desta área incrível que é o manguezal da Enseada e do Canto do Mar, São Sebastião/SP.

Até a próxima...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.