O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

 



No dia 24 de junho, o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP abriu suas portas para o evento CEBIMar Aberto, proporcionando uma oportunidade única para o público interessado mergulhar no mundo da ciência e descobrir as incríveis pesquisas realizadas nessa renomada instituição.

O ITM esteve presente com as voluntárias Carla Flores, Maria Idalina Medalha e Vivian Galo, que apresentaram alguns dos nossos projetos, como o ECOSS (Encontro Solidário Sustentável de São Sebastião), que busca conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e economia local e circular. Além disso, divulgou suas atividades no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma iniciativa global que visa conscientizar sobre a importância de proteger e preservar esses ecossistemas vitais, mobilizando pessoas ao redor do mundo para ações de limpeza e educação ambiental.

Outro destaque foi o Projeto Manguezal, que evidenciou a importância desse ecossistema para a biodiversidade costeira e a luta pela sua preservação no Litoral Norte e a criação de uma Unidade de Conservação para o remanescente de manguezal e restinga na região da Enseada e Canto do Mar.  O Projeto do Rio Outeiro, desenvolvido em parceria com a EE Professora Maísa Theodoro da Silva, também teve seu espaço, ressaltando a relevância da conservação dos rios e a importância de proteger essas fontes de vida para as gerações futuras.

O CEBIMar Aberto proporcionou a oportunidade de conhecer a Cartilha de Previsão do Tempo Caiçara - Etnometeorologia, uma ferramenta valiosa que resulta da compilação de conhecimentos dos pescadores artesanais, como "Seu" Pedro da ONG ACAJU, Dona Jandira e "Seu" Ximango (Benedito). Essa cartilha foi criada em conjunto pelo ITM e pelos alunos do IFSP - Caraguatatuba, como parte do Projeto Etnometeorologia Caiçara e seu objetivo é contribuir para a difusão, valorização e perpetuação dessa parte da cultura caiçara, auxiliando as comunidades locais a compreender e se preparar para as condições climáticas específicas da região.

Durante o evento, crianças, jovens, adultos e idosos tiveram a incrível oportunidade de conversar diretamente com os cientistas e explorar os estudos sobre o ambiente marinho. Além do ITM, outras instituições participantes, como o NGI Alcatrazes/ICMBio, a APA Marinha do Litoral Norte, a ARIE de São Sebastião e o Instituto Argonauta, compartilharam suas inspiradoras iniciativas.

Ao participar desses eventos, divulgar entre amigos e familiares e prestigiar a ciência brasileira, contribuímos para a preservação dos oceanos e a construção de um futuro mais sustentável, além de ter sido uma chance de se encantar com o mundo marinho e valorizar o trabalho dos cientistas.

 






    

Fotos: Acervo ITM

Texto: Carla Flores

Link para mais informações: http://noticias.cebimar.usp.br/pt/acervo-e-comunicacao/divulgacao-e-educacao-cientifica/noticias/1951-cebimar-aberto

 

Comentários

  1. Maria IdalinaMedalha dos Santos1 de julho de 2023 às 22:07

    Texto lindo, de fato o CEBIMAR ABERTO, permite visitação, contato com uma região linda que abriga pesquisas importantes. O Instituto, parceiro de longa data do CEBIMAR, levou um pouco dos seus diversos projetos, para deleite dos visitantes. Parabéns a Equipe do Instituto Terra & Mar. Agradecemos o convite do CEBIMAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários respeitosos.

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.