03 de Março – Dia Mundial da Vida Selvagem:


Imagem: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná.

Segundo o site Conexão Ambiental, essa data foi criada pela ONU em 20 de dezembro de 2013, esse dia tem por objetivo sensibilizar os povos sobre a importância da flora e da fauna selvagem, lembrando dos inúmeros benefícios que ganhamos com sua conservação. Além disso, o dia lembra da necessidade de combater os crimes contra a vida selvagem. Esse dia também tem relação com o Objetivo 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao se concentrar em deter a perda de biodiversidade. 

O Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado anualmente em 3 de março. Essa data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da conservação da vida selvagem e das espécies ameaçadas de extinção.

A vida selvagem desempenha um papel fundamental nos ecossistemas do nosso planeta, contribuindo para a saúde dos ecossistemas e para o equilíbrio dos ciclos naturais. No entanto, devido à atividade humana, muitas espécies estão enfrentando ameaças sérias, como perda de habitat, caça ilegal e mudanças climáticas.

Neste dia especial, é importante refletir sobre nossas ações individuais e coletivas em relação à conservação da vida selvagem. Podemos tomar medidas simples, como apoiar projetos de conservação, reduzir nosso consumo de recursos naturais e educar os outros sobre a importância da preservação da vida selvagem.

Também podemos aproveitar essa data para visitar parques nacionais ou reservas naturais locais, participar de eventos relacionados à conservação da vida selvagem ou aprender mais sobre as diferentes espécies que habitam o nosso planeta.

Juntos podemos fazer a diferença na proteção e preservação da vida selvagem para as futuras gerações.

Fonte: Conexão Ambiental. Calendário Ambiental. Disponível em: https://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Calendario-Ambiental-Anual .Acessado em 03/03/2024.

Conselho Regional de Medicina Veterinária. Paraná. Disponível em: https://www.crmv-pr.org.br/noticiasView/5657_%E2%80%9CPreservar-a-vida-na-Terra%E2%80%9D-e-o-tema-do-Dia-Mundial-da-Vida-Selvagem-2020.html#prettyPhoto .Acessado em 03/03/2024

Imagem: Site do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Paraná.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem: http://www.wildlifeday.org/

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.