Como pode um texto de 2019 ser atual...

 



Impossível para o meu caráter inquieto...não refletir, mais uma vez sobre o que nos afeta! Moradores do planeta Terra! Quase no verão de 2015 a tragédia causada pela Samarco/Vale em Mariana/MG e agora Brumadinho/MG...e nós aqui em São Sebastião com nossas "Marianas e Brumadinhos" ... a duplicação da Tamoios para ampliação do Porto! Tragédias já vividas e outras anunciadas! Só não vê quem  não quer!! Tudo começa no consumo exagerado que explodiu a cerca de três décadas, atrás. O "ter" virou primeira necessidade: roupas novas,carro do ano,casa nova, reformas desnecessárias, tudo isso alimentado por celular de última geração, outros eletrodomésticos. Tantos egos que precisam ser "engordados" mais e mais...!

E tudo que consumimos vem da nossa esquecida Terra...água, energia, calor,frio, madeira (árvores), plástico (petróleo), alimentos.  O ar que respiramos...a Terra(planeta) está a beira da exaustão! Vejamos o caso do nosso município, São Sebastião...perdemos áreas de absorção de água de chuvas, todos os dias. Expansão imobiliária,pavimentação de ruas e a gravíssima ferida recente em nossa Mata Atlântica, é doloroso este capítulo, pois perdas de vidas, são infinitas! Árvores, arbustos, animais os mais diversos, cobras,aranhas, sapos, aves, e os pequeninos animais da cadeia alimentar. Pássaros todos de bem-ti-vi a papagaios, tie sangue, macacos, saguis...a lista das perdas da fauna e flora é infinita!!! Tudo por que?! Consumo desenfreado de nós humanos. Para que mais estradas? Porque mais carros? Para que ampliar o Porto? Para que exportar mais? Carros, bois ...! Para que mais marinas? Hot Port? Para atender a moda desesperada de ter!! Ter dinheiro e consumir além da capacidade do PLANETA!

Para que ampliar o Porto?

Pois os danos e benefícios que o Porto como está...não será suficiente?? Os danos com a ampliação serão maiores que o ganho.

Exportar mais para que? Para saciar a ganância desenfreada de empresários, que mal com seguem desfrutar da vida endienrada...por falta de tempo!! Para que mais carros? Basta de congestionamentos diários, em várias cidades. E aqui na Guarda Mor, e Manoel H. do Rêgo! Ah! é bonito ostentar o carrão do ano no congestionamento! E os bois...pobres bichos...que tristeza! Um circo de horrores, que nós teremos que responder algum dia. Nada passará impune, de um jeito ou outro. E para que mais marinas...se as que aí estão,  já jogam tanto óleo no mar!! Deixando o banhista brilhando.

E o esgoto, combinado com  o óleo, garantem as  bandeiras vermelhas, nas praias!!  Como supor receber navios de turismo? Para dar um banho perfumado de esgoto aos turistas desavisados. Gente não temos espaço para tudo  isso...nossa geografia não permite! O município é estreito! Não temos rede de esgoto para esta super demanda humana. E agora em todos verões somos inundados por águas(das chuvas de verão)  barrentas que descem da Mata Atlântica...ferida de morte, por conta da duplicação da Tamoios. O futuro será trágico se autoridades e população juntas, não buscarem utilizar com sabedoria e respeito os serviços da natureza. Cada cidadã/cidadão terá que fazer algo, cabe as autoridades estimularam  com exemplos, para  moradores e turistas. Implementando políticas públicas para uso consciente de nossos recursos e participação prática em decisões dessa ordem!! É urgente,  estamos fadados a deslizar em breve,  com o agravante que temos alguns milhões de litros de petróleo, gasolina, álcool e outros produtos químicos. Para completar a tragédia de ver a Serra do Mar soterrar São Sebastião. 

Caminhos:

 Criação de um grupo multi disciplinar independente, com geólogos, engenheiros, arquitetos, sociólogos, ornitólogos, médicos, sismólogos, geógrafos, representantes da sociedade civil, representante dos poderes constituídos, com acessória do IMPE, psicólogos, assistentes sociais,.

Criação de alguns protocolos, ações, campanhas atingindo o maior universo de moradores e frequentadores  de nossa região. 

Este grupo faria seus encontros sempre em campo. Nos locais vulneráveis. E nunca em salas confortáveis, "próprias para reuniões"! Com ar condicionado.  Acho que é por isso que estamos assim!

 Escrevi na mesma época! Pois eu sabia...que São Sebastião estava a caminho de sofrer algo semelhante a Mariana e Brumadinho 

Texto: Maria Idalina Medalha dos Santos.

Data: São Sebastião, 26 de janeiro de 2019.

Imagem: APOESC, 2019.

Site: http://apoesc.blogspot.com/2019/08/a-terra-pede-socorro-cordel-de-joao.html 

Comentários

  1. Infelizmente quando escrevi este texto, sentia que o nosso município estava nesta rota de soterramento, por imprudência humana, desnecessidade de ferir a Mata Atlântica,nossa protetora! 🌎
    O texto "Caminho" também é da mesma época!! 2019.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários respeitosos.

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação