Agenda 2030 e os ODS

 

Em 2015 foi anunciada a Agenda 2030: um plano de ação para todas as partes interessadas em trabalhar em prol das pessoas, planetas e prosperidade. Segundo o documento “Transformando o Nosso Mundo”, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O propósito desta agenda é consolidar a paz universal com mais liberdade para as nações e a erradicação da pobreza em todos os níveis até a sua forma mais extrema. Esse é o maior desafio global primordial para o desenvolvimento sustentável. O plano é para que todos os interessados participem da implantação das ações. Em comum acordo, o documento tem como premissa libertar a humanidade da tirania e da pobreza bem como proteger o planeta, por uma trajetória mais sustentável e resiliente. Assim, o lema dessa agenda é “Não deixar ninguém para trás” (BACHTOLD; FILHO, 2009 citado por COSTA, 2022).

Esse plano nasceu de um acordo feito pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), ou seja, comprometendo-se a seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo”, A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a serem desenvolvidos nos 15 anos vindouros, 2016 – 2030, que possuem os objetivos de aumentar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida significativamente de todas as pessoas. O lema “não deixar ninguém para trás” (PEREIRA, 2018 citado por COSTA, 2022).

Segundo COSTA, 2022, “Desta forma, os objetivos seriam alcançados através de uma ação simultânea que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade na totalidade nos âmbitos (inter) nacional, as metas são conjuntas e abrangem às três dimensões do desenvolvimento sustentável, social, ambiental e econômica e que podem ser colocados em prática por governos, sociedade civil, setor privado e por cada cidadão comprometido com as futuras gerações”.

Neste sentido, é crucial o entendimento de que o planeta, pessoas, prosperidade, paz e parceria são temas interligados e intrínsecos entre si, se tornando crucial para o desenvolvimento sustentável, de modo a erradicar os problemas socioambientais. A partir da premissa proposta na Agenda 2030, elencou-se 17 objetivos e 169 metas que devem ser alcançados até 2030, conforme pode ser constatado na figura 2 abaixo, referente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) COSTA, 2022.

Figura 2 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS.



Fonte/Imagem: FURG, 2021.

 

Desta forma, nos dias atuais, as políticas públicas com a participação dos vários setores da sociedade são imprescindíveis para que tais políticas não sejam rejeitadas localmente. E portanto, seja uma luta contínua de todos os moradores daquela região. Promover política pública é ouvir e atender as demandas daquela realidade que tanto necessita de tais programas, campanhas, ações e atividades em prol a administrar ou até mesmo erradicar tal situação que precisa de atenção, de mais atitudes e vontade política.

 

Referências Bibliográficas:

Costa, Jéssica Porto. Assessores populares em ODS: práticas e localização - Módulo 1 [e-Book]. / Jéssica Porto Costa, Cássio Bruno Sá de Sousa, Francisco Pereira de Sousa. – São Luís: UEMAnet, 2022.

Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Oceanografia. Programa de Pós-Graduação em Aquicultura. Agenda 2023. Disponível em: https://ppgaquicultura.furg.br/agenda-2030 . Acessado em 20 de abril de 2023.

 Até a próxima...

Comentários

  1. Lutemos...pela PAZ! A vida plena ! Que os objetivos sejam alcançados!!🌎

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários respeitosos.

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação