A importância da Educação Ambiental

 



A Educação Ambiental é uma área de estudo que surgiu no contexto da crise ambiental do século XX, com o objetivo de promover uma consciência crítica sobre a relação entre a sociedade e o meio ambiente. No Brasil e no mundo, a Educação Ambiental teve seu início na década de 1960, com a preocupação crescente sobre a degradação ambiental e a necessidade de se pensar em soluções para os problemas ambientais.

No mundo, a Educação Ambiental começou a ser discutida em fóruns internacionais como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972. Essa conferência marcou um momento importante na história da Educação Ambiental, pois foi nesse evento que se reconheceu a necessidade de se desenvolver uma abordagem educativa para a conservação do meio ambiente.

No Brasil, a Educação Ambiental começou a ser discutida em meados da década de 1970, quando surgiram as primeiras iniciativas de proteção ao meio ambiente, como a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) e a aprovação da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981.

Um dos marcos na história da Educação Ambiental no Brasil foi a realização da Conferência Nacional de Meio Ambiente, em 1986, que resultou na criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999. A PNEA definiu os princípios, objetivos, diretrizes e responsabilidades para a implementação da Educação Ambiental no país.

Desde então, a Educação Ambiental no Brasil tem avançado significativamente, com a criação de programas e projetos em diferentes esferas da sociedade, como escolas, empresas, organizações não governamentais e governos municipais, estaduais e federal.

Dentre os principais desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Brasil e no mundo, destacam-se a falta de recursos financeiros, a falta de formação dos educadores, a falta de integração entre as diferentes áreas do conhecimento e a dificuldade de se desenvolver uma abordagem crítica e participativa que envolva a sociedade como um todo.

Para enfrentar esses desafios, é fundamental que a Educação Ambiental seja vista como uma abordagem interdisciplinar e transversal, que valorize a participação da comunidade e promova uma consciência crítica e responsável sobre a relação entre a sociedade e o meio ambiente.

Referências:

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental crítica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2015.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87

 

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