Dia da Ciência, do Rio e do Estatuto da Terra...

Esse mês têm dias que super combinam com o a luta do Instituto Terra & Mar o dia da Ciência e da Cultura, dia do Rio e do Estatuto da Terra.

E o Instituto trabalha nesta linha da Cultura, Ciência, da Proteção dos Recursos Hídricos e o Estatuto da Terra, sempre promovemos debates sobre essas temáticas.

Para o dia da Cultura e Ciência segundo o site da Rede Globo (2013) diz: 

"A data 05/11/70 foi estabelecida pelo Governo Federal com o objetivo de promover as obras culturais e os feitos científicos nacionais, por meio de uma série de atividades e premiações. O dia não foi escolhido por acaso. Cinco de novembro é a data de nascimento de Rui Barbosa, um dos grandes nomes da história do Brasil".



Já para o dia Nacional dos Rios segundo o site Ambiente Brasil afirma:

"O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março – estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais".

Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária). É de vital importância preservarmos a mata ciliar, pois a mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação


E por fim, o dia do Estatuto da Terra também tem muito a ver com o Instituto Terra & Mar, pois lutamos pela igualdade de direito e que o uso da Terra seja de forma sustentável.

 Segundo o site do Conselho Regional de Biologia n° 06  diz, "as relações fundiárias e a ocupação e utilização das terras em cada país são determinadas pelo Estatuto da Terra. No Brasil, o estatuto, definido pela Lei 4.504, de 20 de novembro de 1964, tem como intuito adequar a estrutura agrária brasileira às necessidades do desenvolvimento econômico e social, girando em torno de duas grandes propostas: desenvolver a economia agrícola e promover a reforma agrária".

Entretanto, não é apenas comemorar, fazer atividades nestes dias, mas refletir quais são as ações apropriadas dentro da sustentabilidade que podem ser adotadas? 

E promover tais ações é necessário que a população se emancipe e juntos exijam políticas públicas socioambientais para que possamos ter uma real conservação dos nossos rios, ciência, cultura e da nossa terra.



Até a próxima pessoal...

Fontes: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4504.htm

https://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/dia_do_rio.html#:~:text=O%20Dia%20do%20Rio%20%C3%A9,e%20prote%C3%A7%C3%A3o%20dos%20recursos%20naturais

http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/11/dia-da-cultura-e-da-ciencia-foi-criado-em-homenagem-rui-barbosa.html






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação