Os 19 anos do ITM é recheado de histórias!

         Esse dia sempre é muito especial para nós, o dia 17.12, pois comemoramos o aniversário do Instituto Terra & Mar, o nosso amado ITM!

        E para comemorar irei colocar depoimentos de alguns membros para deixar registrado nosso carinho e admiração por essa ONG que acredita no PODER DA EDUCAÇÃO!

O ITM foi entrando na minha vida aos poucos, logo depois de eu ter me mudado para São Sebastião no início de 2008, através de uma monitoria de Educação Ambiental para crianças em idade pré-escolar pelas mãos da querida Patrícia Schubert, eu já tinha experiência como educadora, mas não para essa faixa etária e a prática foi encantadora.

Pouco tempo depois, através das atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias realizadas junto com a equipe do Colégio Mestre, onde minha filha estudava, conheci a amiga e parceira de ideologias de vida Márcia Gomes e dessa amizade surgiu o convite para fazer parte das diversas atividades do instituto. Comecei então ajudando na organização do DMLRP junto com a equipe da Praia do Bairro São Francisco e, logo fui convidada para assumir a suplência na cadeira que o ocupávamos junto ao Conselho do ICMBio Alcatrazes.

Em 2016 assumi a cadeira como titular desse conselho e deste então tive muitas oportunidades de cooperar para a idealização dessa reserva como um local de preservação único no litoral Norte de SP e fiquei muito honrada, ao ser convidada em 2020 para dar uma palestra contando a história do ITM – Uma Trajetória de Educação e Cuidados com o Meio Ambiente, no âmbito das comemorações do aniversário do Refúgio de Alcatrazes.

O ITM para mim é um local de muito aprendizado, técnico e de vida, com pessoas acolhedoras e maravilhosas. A pluralidade de ideias e a horizontalidade no trato das questões são pontos fortes da nossa comunidade, que embora pequena, tem e teve grande impacto na formação e fomentação das ideias de preservação na nossa região.

Parabéns ITM!

Bj

Carla M. Flores

        Neste primeiro ano realmente participativo em meu voluntariado no ITM, porque nos outros não foi possível por motivos que nem vale a pena lembrar, confesso que prefiro me referir às pessoas que conheci nesta maravilhosa equipe de corajosos e corajosas como "gentes", porque "gentes" são almas.             Almas que cuidam de uma coisa chamada vida, planeta vida...
        É isso que imensurável e discretamente ganhamos nas nossas vivências no voluntariado: conhecemos gentes com almas, que cuidam da vida de todos nós. Gratidão pela incrível energia banhada em "boas intenções" de todas as "gentes do ITM" que eu conheci e que ainda tô conhecendo...                                                                Parabéns pelo aniversário!!!

Parabéns ITM!
Abs
Reinaldo Moreira.

Eu realmente fico sem palavras para descrever minha alegria e gratidão a tod@s os parceiros(as) deste instituto, somos além de sonhador@s e guerreir@s, somos amig@s e uma família! A família ITM!!!
Parabéns pessoal!! Parabéns ITM! E ano que vem faremos 20 anos de história, de luta e de resistência!!

Até lá!
Beijos!
Paz e Bem!
Jacqueline Vieira


Comentários

  1. O Instituto Terra & Mar é de fato um bálsamo, um bolsão de amor e amizades. Que juntos, como Dão Quixote saímos a concretizar nossas utopias. E entre sonho e realidade chegamos inteiras, inteiros ... completando dezenove anos. Agradeço agradeço agradeço a amizade, a paciência e a parceria de todas, todos 🌎💋🌷❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários respeitosos.

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação