Como eu (Jacqueline) continuei a missão que minhas Professoras lançaram para mim...


Ah, quando era menina vinha de uma cidade chamada Campos Gerais, mas mal eu poderia saber que minha vida seria nos manguezais. Sim, era muito pequena nem tinha noção que esse ecossistema roubaria meu coração.




Entre cheias e vazias assim eu e minha irmã tínhamos o manguezal como companhia.

Não! Jamais ligávamos para o cheiro do manguezal por que ele para nós era muito legal.

E como não gostar de suas árvores tortas por que era delas eram as melhores brincadeiras e os melhores desafios, mas a gente não imaginava que os manguezais estariam "por um fio".

Sempre que nossa mãe nos levava no manguezal a alegria já era garantida, pois ali aprendemos o que era ecologia. 
E gostávamos tanto de aprender com a natureza que chorávamos quando era hora de ir embora, mas queríamos ficar mais com aquela beleza.

Na escola quando já era adolescente as Professoras "Roselis" e Zenira nos ensinaram sobre a biologia do manguezal e para mim era tão bacana por que eu percebi que amor não engana, sempre sentir que ali era especial só não sabia que sua função era vital.

Eu cresci e hoje sou adulta e não tem um dia que não me lembre das travessuras de menina, afinal o mar, o rio e manguezal fizeram e fazem parte de minha vida.

Aí não teve outra resolvi agradecer aquele ecossistema pelas lindas lembranças que tenho e ai ingressei na biologia com total empenho.


Nem esperei me formar e já fui logo criando um projeto, não sabia como fazia, mas tinha amigos que comigo que também participaram desta criação. E foi assim que de tanto tentar eu conheci pessoas incríveis que sempre me incentivaram a não desistir por que se amamos algo é isso que vale a pena existir.

Hoje sou uma eterna apaixonada pelos manguezais, não é só por ser berçário da vida costeira, não é por ser uma riqueza estuarina, por abrigar muitas espécies de plantas e de animais, por ter tantas riquezas e abranger tantas culturas, mas principalmente por que este manguezal salvou minha infância.

Minha missão de vida como professora é conservar o que sobrou deste manguezal, mostrar para as pessoas que ele é crucial em muitas vidas, mas principalmente despertar uma consciência global.

O projeto Manguezal é uma forma de agradecer tudo que este manguezal já me deu, mas principalmente compartilhar com os demais que não há explicação para as obras de Deus.

Já não tenho mais sabedoria para escrever finalizo meu texto te convidando para o manguezal conhecer.

Quando quiser manguear pode me chamar, pois sou moradora da Enseada e não tem nada melhor do que ver o mar e pelas lamas andar...










Paz e Bem!


Jacqueline Vieira


25.05.20


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação