II Limpa Mangue Brasil

“Os manguezais são ecossistemas que apresentam condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de uma variedade de espécies de animais e são considerados importantes transformadores de nutrientes em matéria orgânica” (Schaeffer-novelli, 1991, Costanza et. Al., 1997).
No ano de 2018 criou-se a Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN), onde várias instituições se uniram para discutir sobre como fortalecer as ações voltadas para a conservação deste ecossistema tão agredido pelas atividades mal planejadas do governo e da população. E asssim, com a junção destas instituições a rede tem como objetivo de melhorar a qualidade destes manguezais espalhados ao longo do nosso litoral brasileiro.
E como produto desta rede surgiu o primeiro evento, o Limpa Mangue Brasil que foi realizado a primeira vez em nível nacional em julho de 2018. E que através do grupo de whatsApp foi consensuado que este evento entraria no calendário anual da RENAMAN. Ano passado foram recolhidos 4.542 kg de resíduos variados, participaram da ação 438 voluntários em 10 estados do país. Essa atividade consiste em fazer uma reflexão sobre os manguezais em uma roda de conversa e por fim realiza a coleta dos resíduos jogados nos manguezais.
O Instituto Terra & Mar, também denominado ITM, é uma associação civil, de direito privado, de caráter sócio ambientalista, educacional, científico e cultural, sem fins lucrativos participa da RENAMAN como membro colaborador e articulador da rede junto com outras ONGs do Litoral Norte, como APPRU, Caraguatás, ACAJU e entre outros.
Ainda no ano de 2018, o I Limpa Mangue Brasil realizado  pelo colaborador da rede, o Instituto Terra & Mar recolheram 164 kg de resíduos variados e participaram 17 voluntários que em sua maioria são moradores do manguezal do Canto do Mar/São Sebastião/SP.
II Limpa Mangue Brasil
Em 27 de Julho de 2019, foi realizado o II Limpa Mangue Brasil, onde o ITM é o coordenador local, ou seja colabora organizando a ação na cidade de São Sebastião,SP. E em mais um ano fizemos essa ação no manguezal do Canto do Mar, uma vez que nós já atuamos nesta área com o projeto Manguezal que é totalmente voluntário.
Esse ano recolhemos 830 kg de resíduos váriados, destacando os pneus (23 unidades) e redes de pesca (02 redes enormes), ao total foram coletados 25 sacos de lixos cheios com a participação de 47 voluntários. Este evento contou com o patrocínio do Instituto Conservação Costeira (ICC) e com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Instituto Supereco, Grupo Kalebe e Grupo de Escoteiros Guanandi.

Fotos: ITM/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.

Projeto Rio Outeiro - Mais uma ação