22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caraguatatuba-SP
Nos dias 20 a 25 de outubro de 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caraguatatuba/SP está promovendo a Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia (SNCT), com um tema que conecta ciência, cultura e meio ambiente:  “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.”
E o Instituto Terra & Mar (ITM) e o  Terra do Guaiamum, foram convidados para discutirem o tema: “Manguezais e as Mudanças Climáticas”.
Os manguezais são ecossistemas vitais para a biodiversidade e para a proteção das áreas costeiras. Eles funcionam como berçários naturais para diversas espécies marinhas e atuam como barreiras contra erosões e tempestades. Além disso, são grandes aliados no combate às mudanças climáticas, pois armazenam carbono em níveis muito superiores a outros ambientes.
O Instituto Terra & Mar destacou o trabalho realizado por eles no manguezal da Enseada e do Canto do Mar no município de São Sebastião/SP, onde há várias atividades como rodas de diálogos com as comunidades do entorno, com as escolas e as ações de limpeza chamada "Manguear" que é realizada mensalmente no manguezal.
Já a Professora Shirley Pacheco trouxe a importância de se aprender com as comunidades tradicionais que tem um rico conhecimento sobre o território e que muitas vezes respondem algumas questões sobre clima e como as alterações climáticas estão acontecendo de forma desenfreada. Ela destacou ainda, que esse conhecimento da terra, dos costumes que é do cotidiano destas comunidades se transformam em dados, em ciência para entender melhor a dinâmica vivida naquele local no passado e na atualidade como a Etnoecologia e entre outros estudos da área Etnociência. Esses saberes são fundamentais para pensar soluções com base na natureza que respeitem tanto o meio ambiente quanto a cultura local.
O Projeto Terra do Guaiamum também evidenciou a importância das comunidades tradicionais que vivem em harmonia com a natureza e possuem práticas sustentáveis transmitidas de geração em geração. Entretanto, a espécie de caranguejo (Cardisoma guanhumi) mais conhecido como Guaiamum vem sofrendo ao longo dos anos muitos impactos devido a especulação imobiliária em áreas de manguezais e onde as comunidades viviam de forma diferente. E o Projeto veio para despertar e sensibilizar a relevância desta espécie ser perpetuada, pois para além da gastronomia e economia, o caranguejo tem um papel importante no equilíbrio ecológico e na cadeia alimentar de várias outras espécies.
As palestras e debates abordaram os impactos das mudanças climáticas na região costeira e discutiram estratégias para mitigação e adaptação como a união das pessoas que moram nestas áreas para cobrar e fiscalizar mais ações em prol a temática do clima. A integração entre tecnologia, ciência e conhecimento tradicional foi apontada como caminho para enfrentar os desafios ambientais.
A programação contou com palestras, oficinas e atividades práticas, criando um ambiente de diálogo entre estudantes, professores e comunidade. O objetivo foi promover conscientização e engajamento para a construção de um futuro mais sustentável.
✅ Quer saber mais sobre os próximos eventos do IFSP? Acessem o Site: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br 
#SemanaDeTecnologia #IFSPCaraguatatuba #Sustentabilidade #CulturaCaiçara #MudançasClimáticas
Até a próxima...
Foto: Fábio Roque
Texto: Jacqueline Vieira

Comentários
Postar um comentário
Serão aceitos somente comentários respeitosos.