Dia Mundial da Educação Ambiental
O Brasil, com sua rica biodiversidade, possui uma longa história de luta pela conservação e proteção ambiental através da educação ambiental
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi um marco importante para a discussão global sobre os desafios ambientais.
O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro, é uma data fundamental para refletirmos sobre a importância de cuidar do nosso planeta e de educar as atuais e as próximas gerações para um futuro mais sustentável. É igualmente importante sensibilizarmos as pessoas para adoção de práticas sustentáveis com o objetivo reduzir o desperdício, o consumo de embalagens plásticas e outros materiais prejudiciais à saúde humana e ambiental.
No Brasil, a educação ambiental é abordada em diferentes níveis
Educação formal: Nas instituições de ensino, a temática ambiental é integrada aos currículos, desde a educação infantil até o ensino superior.
Educação não formal: Através de planos, programas, projetos e ações desenvolvidos por organizações não governamentais, empresas e poder público. Foto: Conferência da ONU - Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992 (Wikipedia).
Existem diversas formas de celebrar o Dia da Educação Ambiental e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável
Participar de atividades: Participar de atividades que muitas escolas, universidades e organizações promovem eventos, palestras e oficinas sobre o tema. Não menos importante é a participação da população na analise, avaliação e sugestão para a construção de políticas públicas na área ambiental junto à gestão municipal. Fiscalizando como o poder público do seu município está cumprindo com as suas responsabilidades, aplicando as diretrizes e legislação pertinentes. Seguem algumas questões importantes a serem consideradas para nortear as ações participativas como: a) há mapeamento de necessidades de forma coletiva seletiva ? b) há programa de educação ambiental consolidado na cidade? c) há planejamento de manejo de resíduos sólidos para o bioma Mata Atlântica? d) há projetos específicos para situações de emergências ambientais? e) há projetos de uso e ocupação do solo de forma sustentável ? f) há acessibilidade e transparência de ações e dados para que os munícipes possam acompanhar esse processo ?
Realizar
ações em sua comunidade: Organizar e/ou estruturar organizações não governamentais que possam atuar nos conselhos, câmaras técnicas, grupos de trabalhos para acompanhar ativamente as tomadas de decisões do governo municipal e, se possível, nas esferas Estadual e Federal. Promover ações pontuais como plantar árvores, fazer a coleta seletiva, participar de mutirões de limpeza são algumas das ações que podem ser realizadas pela comunidade.
Divulgar
informações: Compartilhar informações relevantes à gestão ambiental realizadas por todas as esferas da administração pública e de organizações privadas sobre o tema meio ambiente, através de redes sociais com seus amigos e familiares, sempre consultando sites confiáveis e evitando a propagação de "Fakes news".
Consumir
de forma consciente: Optar por produtos sustentáveis, reduzir o consumo de plástico e reaproveitar o máximo todos os itens de consumo, evitando o desperdício e geração de resíduos.
Promover debates sobre a realidade é uma das missões da educação ambiental, conhecer e atribuir responsabilidades e junto com o Estado planejar uma gestão justa e participativa em todo o processo, isso sim, consolida uma gestão ambiental envolvida com os propósitos da legislação brasileira cujo único objetivo é promover estratégias para o bem comum através da Democracia.
Participar de atividades: Participar de atividades que muitas escolas, universidades e organizações promovem eventos, palestras e oficinas sobre o tema. Não menos importante é a participação da população na analise, avaliação e sugestão para a construção de políticas públicas na área ambiental junto à gestão municipal. Fiscalizando como o poder público do seu município está cumprindo com as suas responsabilidades, aplicando as diretrizes e legislação pertinentes. Seguem algumas questões importantes a serem consideradas para nortear as ações participativas como: a) há mapeamento de necessidades de forma coletiva seletiva ? b) há programa de educação ambiental consolidado na cidade? c) há planejamento de manejo de resíduos sólidos para o bioma Mata Atlântica? d) há projetos específicos para situações de emergências ambientais? e) há projetos de uso e ocupação do solo de forma sustentável ? f) há acessibilidade e transparência de ações e dados para que os munícipes possam acompanhar esse processo ?
Realizar
ações em sua comunidade: Organizar e/ou estruturar organizações não governamentais que possam atuar nos conselhos, câmaras técnicas, grupos de trabalhos para acompanhar ativamente as tomadas de decisões do governo municipal e, se possível, nas esferas Estadual e Federal. Promover ações pontuais como plantar árvores, fazer a coleta seletiva, participar de mutirões de limpeza são algumas das ações que podem ser realizadas pela comunidade.
Divulgar
informações: Compartilhar informações relevantes à gestão ambiental realizadas por todas as esferas da administração pública e de organizações privadas sobre o tema meio ambiente, através de redes sociais com seus amigos e familiares, sempre consultando sites confiáveis e evitando a propagação de "Fakes news".
Consumir
de forma consciente: Optar por produtos sustentáveis, reduzir o consumo de plástico e reaproveitar o máximo todos os itens de consumo, evitando o desperdício e geração de resíduos.
Promover debates sobre a realidade é uma das missões da educação ambiental, conhecer e atribuir responsabilidades e junto com o Estado planejar uma gestão justa e participativa em todo o processo, isso sim, consolida uma gestão ambiental envolvida com os propósitos da legislação brasileira cujo único objetivo é promover estratégias para o bem comum através da Democracia.
Por que a educação ambiental é tão importante?
Sensibilização:
Ajuda a entender os problemas e conflitos ambientais; reconhecer o dever cada um na busca de soluções; saber quais são as responsabilidades do poder público; elucidar quem são os verdadeiros causadores destes problemas e dos conflitos.
Mudança de comportamento:
Estimula a adoção de hábitos mais sustentáveis no dia a dia e incentiva a participação popular em espaços chaves de decisão sobre muitas ações que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Empoderamento:
Proporciona conhecimento e qualificação na participação através de ferramentas para que as pessoas possam agir em suas comunidades e atuar ativamente em diversos espaços para defender e propor ações coletivas visando melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente,a melhora de vida para todos os seres num todo.
Preservação:
Contribui para a proteção integral da biodiversidade e dos recursos naturais através de políticas públicas sérias e efetivas.
Conservação:
Contribui para que haja mais políticas públicas para o uso racional e inteligente dos recursos naturais com ordenamento, monitoramento e participação da comunidade dos territórios.
Em resumo, o Dia Mundial da Educação Ambiental nos convida a refletir sobre a nossa relação com o planeta e a assumir nosso papel na construção de um futuro mais sustentável.
Ao sensibilizar as pessoas, podemos transformar a forma de como interagimos com o meio ambiente e garantir a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
Os objetivos da Educação Ambiental estão intrinsecamente ligados à harmonia das ações humanas com os ambientes sejam eles naturais ou não, focando especialmente na relação de promover sustentabilidade e de ter um desenvolvimento sustentável.
Uma das principais metas é encontrar alternativas de crescimento que atendam às necessidades básicas da sociedade tanto hoje como no futuro de maneira não destrutiva.
A implementação da educação ambiental de forma efetiva e realista é um aprendizado contínuo, onde avaliar e reavaliar faz parte de todo o processo desde os anos 80.
Essa sensibilização, que provoca reflexões e mudanças de posturas de toda uma sociedade, requer tempo e vontade política para se ter boas práticas em todos os setores de desenvolvimento de um país.
Ter metas claras e viáveis para promover uma gestão ambiental sustentável é possível, mas para isso é necessário que haja mais estudos, investimentos, pessoas dispostas a ocupar espaços de decisão
com participação ativa, para além de escolher governantes que tenham compromissos relacionados a pauta acima.
Entretanto, para finalizar, não estamos no ideal, aliás bem longe disso, mas estamos caminhando e como disse o poeta Antonio Machado "não há caminho, o caminho se faz ao caminhar".
E se, a cada dia, usarmos o termo, do nosso querido Paulo Freire, que diz sobre "esperançar", não ficar apenas parados aguardando tudo "cair do céu", em vez disso verbalizar, agir com positividade, caminhar sempre realizando a práxis, jamais fugir a luta!
Essas são algumas sugestões por nós apontadas para de fato, construirmos a comemoração do dia Mundial da Educação Ambiental!
👉Importante destacar que nesta postagem, a ideia não é de "condenar/responsabilizar" as pessoas ou comunidades que estão em situações vulneráveis, mas apenas dizer que todos/as/es temos responsabilidades e que este texto se propõe somente esta reflexão.
É sabido da realidade do país, mas temos leis (CF 88 - Art. 225) que protegem e incentivam a essa responsabilidade, pois "cabe ao Estado e a coletividade zelar por um ambiente ecologicamente equilibrado, pois é um bem comum do povo e essencial a qualidade de vida, ou seja, é a nossa "Casa maior".
Portanto, essa é uma missão das atuais e futuras gerações...🙏
"O Instituto Terra & Mar (ITM) com suas ações pontuais e locais visa promover sensibilização ambiental através da educação ambiental e durante esses 22 anos, a equipe do ITM percebe a importância de se continuar acreditando e lutando para que todos possam ter acesso a todas as políticas públicas e que não só nossas casas, ruas, municípios, estados e o Brasil, mas o mundo seja um dia mais justo e sustentável de fato".
Esse texto tem contribuição de várias fontes e com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU). Como o Objetivo 15 - Proteger a vida terrestre.
Referências:
Constituição Federal (88), no Capítulo VI do Meio Ambiente, Art. 225. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Machado, A. (2011). Campos de Castilla. Recuperado em 30 novembro, de 2014, de http://es.wikisource.org/ wiki/Campos_de_Castilla. (Original publicado em 1910). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-73721904
Organizações das Nações Unidas. Educação Ambiental. Disponível em:https://brasil.un.org/pt-br/search?key=Educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental+no+mundo+e+os+seus+desafios&search=
Prefeitura Municipal de Americana. Dia Mundial de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.americana.sp.gov.br/americana-index.php?a=noticia&id=29958
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Texto: Jacqueline VieiraRevisão: Aparecida Costa
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