Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos: Uma questão de Saúde e Meio Ambiente



Em 11 de janeiro, celebramos o Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos. Essa data, instituída em 1990, serve como um alerta sobre os perigos do uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura e seus impactos na saúde humana e no meio ambiente. Os agrotóxicos são substâncias utilizadas na agricultura, áreas de pastagens, ambientes urbanos, hídricos e industriais, com o objetivo de controlar insetos e plantas daninhas e ampliar a produtividade.

O objetivo desta data é de conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos do uso excessivo e inadequado de produtos químicos na agricultura. A data destaca a necessidade de promover práticas mais seguras para o meio ambiente e saúde humana, evidenciando os riscos que a contaminação por agrotóxicos representa para o solo, água, alimentos e biodiversidade.

Os agrotóxicos, embora alguns acham essenciais para aumentar a produtividade agrícola, podem contaminar vários ecossistemas e os alimentos, causando danos à biodiversidade e à saúde de trabalhadores rurais, consumidores e comunidades próximas às áreas de cultivo. Os efeitos podem ser diversos, desde náuseas a problemas crônicos, como hemorragias ou câncer, dentre outras doenças. A situação mostra-se mais grave, já que a maioria dos vegetais podem ser contaminados em algum grau.

Ao longo dos anos, a data tem fortalecido o debate sobre a importância de alternativas ecológicas na produção agrícola, como o uso de técnicas mais sustentáveis. Também se propõe a alertar sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores, estimulando políticas públicas e ações coletivas para reduzir os impactos dessa prática, promovendo uma agricultura mais responsável, mas não pode ficar apenas na data, é necessário refletir, e participar da discussão em seu município, estado para entender o que está sendo feito e como podemos participar desta mudança e sugerir ações mais efetivas ao governo.

O que podemos fazer?

Consumir alimentos orgânicos: Priorizar alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos é uma forma de reduzir a exposição a essas substâncias.
Exigir políticas públicas mais rigorosas: É fundamental pressionar por leis mais eficazes que regulem o uso de agrotóxicos e promovam a agricultura sustentável.
Apoiar a pesquisa em agroecologia: A agroecologia oferece alternativas mais saudáveis e sustentáveis para a produção de alimentos, reduzindo a dependência de agrotóxicos.

Com essas iniciativas listadas acima, podemos iniciar o processo de mudança, procure em seu município ações deste tipo, consumam produtos orgânicos de sua cidade, ajudem a propagar essa informação.

Esse texto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 6 (Água Potável e Saneamento).

Segue os locais de onde os textos foram retirados:

Portal de Educação Ambiental: Dia do Combate a poluição por agrotóxicos. Disponível em:

Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - TRT da 15ª Região. Dia do Combate a poluição por agrotóxicos. Disponível em: 
https://trt15.jus.br/noticia/2025/dia-do-combate-da-poluicao-por-agrotoxicos#:~:text=O%20Dia%20Nacional%20do%20Combate,de%20produtos%20qu%C3%ADmicos%20na%20agricultura .Acessado em 11 de janeiro de 2025.

Sugestão de vídeos:

"Ninguém quer ingerir agrotóxico", Giovanna Nader. Disponível: https://youtu.be/atmqN6xrCPE
Agroecologia e Agricultura Familiar. Tempero Drag. Disponível: https://youtu.be/i8SJvHhSQmk


Nos sigam nas nossas redes sociais:

Instagram: @institutoterraemar
Facebook: https://www.facebook.com/institutoterraemar
Blog:https://institutoterraemar.blogspot.com/
E-mail: terraemar.sseb@gmail.com

Imagens: IA Gemini
Texto: Jacqueline Vieira

Até a próxima...

Comentários

  1. Dizer não ao agrotóxico, não é tarefa fácil, no mundo capitalista em que vivemos. Mas podemos buscar produtos orgânicos, apoiar produtores orgânicos, promover feiras orgânicas e assinarmos toda a petição que diga Não ao agrotóxico!! Se cada um fizer a sua parte onde vive, podemos promover mudanças!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários respeitosos.

Postagens mais visitadas deste blog

Estamos fazendo 22 anos!!

Mensagens dos membros do ITM pelos 22 anos de história!

Boas Festas!!!