Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos: Uma questão de Saúde e Meio Ambiente
Em 11 de janeiro, celebramos o Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos. Essa data, instituída em 1990, serve como um alerta sobre os perigos do uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura e seus impactos na saúde humana e no meio ambiente. Os agrotóxicos são substâncias utilizadas na agricultura, áreas de pastagens, ambientes urbanos, hídricos e industriais, com o objetivo de controlar insetos e plantas daninhas e ampliar a produtividade.
O objetivo desta data é de conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos do uso excessivo e inadequado de produtos químicos na agricultura. A data destaca a necessidade de promover práticas mais seguras para o meio ambiente e saúde humana, evidenciando os riscos que a contaminação por agrotóxicos representa para o solo, água, alimentos e biodiversidade.
Os agrotóxicos, embora alguns acham essenciais para aumentar a produtividade agrícola, podem contaminar vários ecossistemas e os alimentos, causando danos à biodiversidade e à saúde de trabalhadores rurais, consumidores e comunidades próximas às áreas de cultivo. Os efeitos podem ser diversos, desde náuseas a problemas crônicos, como hemorragias ou câncer, dentre outras doenças. A situação mostra-se mais grave, já que a maioria dos vegetais podem ser contaminados em algum grau.
Ao longo dos anos, a data tem fortalecido o debate sobre a importância de alternativas ecológicas na produção agrícola, como o uso de técnicas mais sustentáveis. Também se propõe a alertar sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores, estimulando políticas públicas e ações coletivas para reduzir os impactos dessa prática, promovendo uma agricultura mais responsável, mas não pode ficar apenas na data, é necessário refletir, e participar da discussão em seu município, estado para entender o que está sendo feito e como podemos participar desta mudança e sugerir ações mais efetivas ao governo.
O que podemos fazer?
Consumir alimentos orgânicos: Priorizar alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos é uma forma de reduzir a exposição a essas substâncias.
Exigir políticas públicas mais rigorosas: É fundamental pressionar por leis mais eficazes que regulem o uso de agrotóxicos e promovam a agricultura sustentável.
Apoiar a pesquisa em agroecologia: A agroecologia oferece alternativas mais saudáveis e sustentáveis para a produção de alimentos, reduzindo a dependência de agrotóxicos.
Com essas iniciativas listadas acima, podemos iniciar o processo de mudança, procure em seu município ações deste tipo, consumam produtos orgânicos de sua cidade, ajudem a propagar essa informação.
Esse texto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 6 (Água Potável e Saneamento).
Segue os locais de onde os textos foram retirados:
Portal de Educação Ambiental: Dia do Combate a poluição por agrotóxicos. Disponível em:
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2022/01/11-de-janeiro-dia-do-combate-a-poluicao-por-agrotoxicos/. Acessado em 11 de janeiro de 2025.
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - TRT da 15ª Região. Dia do Combate a poluição por agrotóxicos. Disponível em:
https://trt15.jus.br/noticia/2025/dia-do-combate-da-poluicao-por-agrotoxicos#:~:text=O%20Dia%20Nacional%20do%20Combate,de%20produtos%20qu%C3%ADmicos%20na%20agricultura .Acessado em 11 de janeiro de 2025.
"Ninguém quer ingerir agrotóxico", Giovanna Nader. Disponível: https://youtu.be/atmqN6xrCPE
Agroecologia e Agricultura Familiar. Tempero Drag. Disponível: https://youtu.be/i8SJvHhSQmk
Nos sigam nas nossas redes sociais:
Instagram: @institutoterraemar
Facebook: https://www.facebook.com/institutoterraemar
Blog:https://institutoterraemar.blogspot.com/
E-mail: terraemar.sseb@gmail.com
Imagens: IA Gemini
Texto: Jacqueline Vieira
Até a próxima...
Dizer não ao agrotóxico, não é tarefa fácil, no mundo capitalista em que vivemos. Mas podemos buscar produtos orgânicos, apoiar produtores orgânicos, promover feiras orgânicas e assinarmos toda a petição que diga Não ao agrotóxico!! Se cada um fizer a sua parte onde vive, podemos promover mudanças!
ResponderExcluir