Projeto Coral-Sol.

 
Projeto Coral-Sol: um breve histórico
 
O Projeto Coral-Sol tem suas origens em um projeto de pesquisa iniciado pelo Laboratório de Ecologia Bentica do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em março 2000. Este programa foi a primeira iniciativa no Brasil de desenvolver estudos sobre o coral exótico Tubastraea - o coral-sol - visando identificar o grau de ameaça que ele representa à fauna e flora nativas. Em 2001, foram identificadas duas espécies do gênero como invasoras nos costões rochosos da Baía da Ilha Grande, RJ: Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis, ambas originárias do Oceano Pacífico.
Nos anos que seguiram, através de financiamentos de pesquisa concedidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e UERJ, foram desenvolvidas diversas investigações sobre o coral-sol, culminando na defesa de 10 monografias, dissertações e teses e publicação de 11 artigos científicos em revistas especializadas. Os resultados de tais estudos mostraram a séria ameaça que o coral-sol representa para os ecossistemas costeiros brasileiros.
Diante desta situação e da falta de iniciativa do poder público, em 2006, o Dr. Joel Creed, atual coordenador do Projeto Coral-Sol, e sua colaboradora Dra. Alline de Paula conceberam o Projeto Coral-Sol como uma extensão das pesquisas aplicadas ao problema de Tubastraea spp., na UERJ. Sua proposta é controlar estes corais, visando erradicá-lo em 20 anos, agregando valor a sua extração e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades litorâneas. O Projeto representa, no Brasil, a primeira iniciativa de erradicação de organismos exóticos marinhos.
Devido à sua inovadora proposta de substituir o comercio ilegal de corais nativos por um comercio legal dos corais invasores, que são retirados do ambiente por catadores capacitados, o Projeto Coral-Sol foi um dos 10 ganhadores entre 212 projetos inscritos no 11º Concurso Banco Real/Universidade Solidária.
Em 2008, o Projeto Coral-Sol foi uma das iniciativas socioambientais selecionadas pelo Edital Público do Programa Petrobras Ambiental, o que permitiu uma expansão das suas atividades de pesquisa, controle, monitoramento e educação ambiental.
Assim, o projeto vem contribuindo com soluções concretas e sustentáveis para graves problemas ambientais, sempre almejando melhorias sociais nas suas propostas e ações.
Um dos nossos membros participou ativamente do projeto e também fazia a coleta deste coral invasor.
http://www.coralsol.org.br/
https://www.facebook.com/pages/Projeto-Coral-Sol/160920723927591#!/pages/Projeto-Coral-Sol/160920723927591

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

MANGUEZAL: Berçário da Vida