Coleta de Chapas de Raio-X

 

 

Foto: Recicla.se (Site: https://recicla.se/recicle/descarte-de-chapas-de-raio-x/ )

As radiografias são necessárias para diagnósticos, mas seu descarte deve ser feito de maneira correta. Além do plástico, as chapas de raio-x também possuem prata em sua constituição, um metal pesado que pode ser tóxico para o meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso, as radiografias não podem ser colocadas no lixo comum. O certo é deixá-las em postos de coleta para que sejam recicladas.

Metais pesados podem contaminar solo e água e, se entrarem em contato com humanos, podem afetar seu organismo, causando desde anemia a efeitos neurológicos. Para entender mais sobre os riscos e a maneira de descarte correta, conversamos com Thais Mauad, professora da Faculdade de Medicina da USP.

O Instituto Terra e Mar em parceria com a Irmandade Feminina Cruzeiro do Sul estão realizando a coleta de chapas de raio x ,para a realização da reciclagem, e o dinheiro com a venda dessas chapas no momento será revertido para Associação Sebastianense de apoio à pessoa com câncer.

Em alguns pontos do município de São Sebastião estão caixas para a coleta de chapa de raio x, tais como: Posto de saúde da Enseada,Hospital das clinicas de São Sebastião,Posto de saúde de Boiçucanga e outros.

Colaborem com essa campanha!!

Fonte: Rádio USP, 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=225292 Atualizado em 2024.

Recicla.se, 2021. Disponível em: https://recicla.se/recicle/descarte-de-chapas-de-raio-x/ Atualizado em 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.